SEMPRE É TEMPO DE ESTUDAR - APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO E CRESCIMENTO PROFISSIONAL - B.I. InternationalB.I. International

SEMPRE É TEMPO DE ESTUDAR – APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO E CRESCIMENTO PROFISSIONAL

SEMPRE É TEMPO DE ESTUDAR

Por: Carlos Eduardo Martins

 

Filho de cearenses, criado em São Paulo, Antonio Marcelo de Souza Nogueira percorreu um longo caminho até descobrir a importância dos estudos.

“Não entendia que para crescer e ter futuro, estudar seria muito importante. Fui um aluno ausente, indisciplinado e fujão. Reprovei várias vezes.”

Mas Antonio não demorou muito para perceber que tinha um talento especial.

“Comecei a trabalhar com 12 anos no restaurante do meu tio em São Paulo. Fiquei quatro anos lá. Aprendi a lidar com o público, com pressão.”

Foi também o primeiro contato dele com o sucesso profissional.

“O importante deste período foi que com dinheiro ganho, tudo foi direcionado para a aquisição de uma casa para minha família.”

Antonio deixou o restaurante do tio, mas seguiu no caminho do comércio, só que num ambiente bem diferente.

“Na área hospitalar tive grandes conquistas.”

O “timing” do bom negociador foi fundamental para abrir espaço nesse concorrido mercado.

“O emprego como representante comercial surgiu num belo dia, ao tomar café na lanchonete de um hospital. Ouvi uma pessoa realizando uma entrevista. Fiquei prestando atenção. Todas as perguntas tinham uma resposta negativa do entrevistado. Eu tinha uma resposta positiva. Não perdi tempo. Levantei, peguei um pedaço de papel, coloquei meu telefone e me coloquei à disposição. Duas horas depois estava contratado pela empresa Johnson, para expor os produtos da companhia nos centros cirúrgicos.”

O sucesso veio rápido e também passou rápido.

“Comecei a ganhar bem e ajudar muito mais minha mãe em casa. Porém, também comecei a gastar demais.”

Em 2006, Antonio tentou voo solo.

“Tentei um negócio próprio. Abri uma lan house. Em menos de cinco meses desisti. O desemprego passou a rodear minha vida. Até que acordei um belo dia e falei para minha namorada – hoje minha esposa: ou mudo minha vida radicalmente ou não serei nada no futuro.”

Aos 30 anos, Antonio entendeu que para dar a volta por cima seria necessário retornar ao banco da escola.

“Isso foi em 2009. Comecei a estudar Administração, com ênfase em Marketing. Fiquei surpreso comigo mesmo. Não faltava. Era um exemplo dentro da sala. Boas notas e nenhuma surpresa. Me formei em 2012 e minha vida começou a melhorar.”

Ele se casou no mesmo ano em que se graduou. Também foi promovido a supervisor na área comercial da TIM. Em 2013, transferiu-se para a GVT, como supervisor de equipe. Ano passado foi promovido. Passou a ser coordenador de vendas, cargo que ocupa atualmente.

“Próximo desafio é chegar ao cargo de gerente.”

Para atingir a meta, Antonio segue estudando. Ele escolheu um dos cursos do B.I. International para se qualificar profissionalmente.

“O BI apareceu para mim por indicação de uma colega de trabalho que falou muito bem da instituição. Procurei saber e também gostei da metodologia. Hoje estou cursando Gestão Empresarial e Inovação(GEI). Posso dizer que estou aprendendo muito. É minha primeira pós.”

Aos 36 anos planeja seguir investindo em aperfeiçoamento acadêmico. Não só para conquistar melhores posições no mercado de trabalho, mas também – e principalmente -para servir de exemplo ao filho recém nascido

“Minha vida foi cheia de momentos decisivos. E não tenho vergonha de dizer que errei muito nas escolhas. Tenho certeza que hoje sou o que sou por tudo que passei. Isso me deixa mais forte para o futuro. Quero ser feliz e – principalmente – proporcionar uma vida feliz e segura para minha família. Quero estar presente com meu filho, no futuro, e poder ajudar em suas escolhas, para que ele tenha chance de trilhar um caminho com menos espinhos.”